Escolas Apoiadas

Módulos de gestão

  • GESTÃO E MOBILIZAÇÃO DE PESSOAS

    Propósitos deste módulo: capacitar os gestores na condução de equipes de trabalho e na interação com os diferentes subsistemas organizacionais responsáveis pela gestão de pessoas; desenvolver o conhecimento e a compreensão dos líderes para orientar a transformação da equipe; aprender a comunicar-se com a equipe, identificando o potencial de cada indivíduo; elaborar estratégias de ação para prevenção de situações-problema e gerenciamento de riscos.

  • GESTÃO DE PROCESSOS E PROJETOS

    Propósitos deste módulo: caracterizar projetos e processos, realçando a importância do alinhamento estratégico desses com os objetivos da escola; trabalhar os papéis de projetos e processos dentro da Gestão Escolar, criando valor para a escola e suas relações, de modo a maximizar os resultados; oferecer uma visão geral da Gestão Escolar, capacitando o aluno a conduzir projetos de forma prática; saber produzir, diagnosticar e analisar projetos e processos, traçando estratégias de ação para eles.

  • GESTÃO DE RESULTADOS

    Propósitos deste módulo: formação de equipes com pessoas engajadas na busca de resultados; noções de pertencimento, proatividade, liderança participativa e responsabilidade; compreensão do objetivo da escola - aprendizagem do estudante; conhecimento sobre indicadores de resultados, indicadores de processo, eficácia e eficiência, ajuste de rotas e metas.

  • GESTÃO DO CLIMA ESCOLAR

    Propósitos deste módulo: visão sistêmica do ambiente escolar; mapeamento e avaliação dos modelos mentais da equipe, mapeamento e avaliação dos contextos, compreender os fatos e comportamentos; análise de contexto - ler o implícito, ler o texto e o contexto; desenvolver a capacidade de avaliação e tomada de decisão.

  • GESTÃO FINANCEIRA

    Propósitos deste módulo: conhecer as etapas da implantação e utilização do sistema orçamentário, tipos de orçamento e controle orçamentário; apoiar os processos de tomada de decisão gerenciais, por meio da compreensão da inter-relação entre desempenho financeiro e os planos de ação previstos ou em curso; adotar uma atitude proativa, reorientando, quando necessário, as ações traçadas.

  • GESTÃO DAS RELAÇÕES COM O AMBIENTE EXTERNO E COMUNICAÇÃO

    Propósitos deste módulo: desenvolver a comunicação integrada de marketing, oportunizando aos participantes o mapear os pontos de contato e mapeamento dos públicos; definir o planejamento de comunicação para os dias de hoje, com os desafios estratégicos que o ambiente proporciona; compreensão da correlação entre Marca, Estratégia e Comunicação.

  • AMBIENTE DE GESTÃO ESCOLAR

    Propósitos deste módulo: apresentar uma perspectiva do ambiente em que a escola está inserida e que influencia o processo de Gestão Escolar, permitindo a compreensão quanto ao contexto em que as escolas se situam e as suas relações com os diversos públicos (comunidade, alunos, pais, professores...);  examinar aspectos internos da comunidade escolar e também externos dos diversos ambientes do mercado para a construção de cenários, com a identificação das ameaças e oportunidades derivadas desse contexto e da capacitação interna em termos de potencialidade e fragilidade.

  • MARKETING PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO

    Propósitos deste módulo: estudar o papel do marketing nas instituições de ensino tendo como enfoque a busca da qualidade nos serviços prestados; conhecer as características e a gestão de marketing em serviços; desenvolver ações de marketing e comunicação; utilizar pesquisa de marketing e sistemas de informação; trabalhar segmentação e posicionamento de mercado.

  • POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÃO

    Propósitos deste módulo: desenvolver conceitos básicos de políticas públicas e os seguintes pontos: a educação na ordem constitucional brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a estrutura curricular administrativa da Educação Básica, as principais políticas de desenvolvimento e financiamento da educação, a função social da escola e o papel do educador, impasses e perspectivas das políticas públicas atuais em relação à educação.

  • BEM ESTAR DOCENTE

    Propósitos deste módulo: apresentar e discutir aspectos teóricos da temática do mal-estar e bem-estar docente. Trata-se de um tema contemporâneo, que envolve aspectos da Educação, da Psicologia e da Saúde, bem como enfatiza as dimensões socioculturais que influenciam as dinâmicas e aspectos relacionados aos planos pessoal e profissional do docente.

Gestão Escolar - Vídeo 1

Gestão Escolar - Vídeo 2

Estudo de caso

A gestão escolar é elemento determinante para o desempenho do aluno. Por isso, o Instituto Jama e a ESPM Sul – duas organizações privadas comprometidas com a educação pública – oferecem cursos de capacitação para gestores de escolas, de modo que eles possam aprimorar e tornar mais eficiente suas ações, impactando positivamente na aprendizagem, na participação da comunidade e na qualidade da educação.

Baixe aqui o pdf completo do estudo de caso

Avaliação Pós-Graduação

Gestores escolares que investem tempo no aprimoramento de seu conhecimento têm suas habilidades gerenciais multiplicadas e influenciam positivamente os resultados das escolas que administram. É o que evidencia a pesquisa realizada pela Consultoria GHIGNATTI & ROHDE com 78 gestores de escolas públicas da rede estadual do Rio Grande do Sul que concluíram o curso de pós-graduação oferecido pelo Instituto Jama em parceria com a ESPM Sul Porto Alegre. Veja mais.

Baixe aqui o PDF completo da pesquisa