Instituição privada de interesse público, investe prioritariamente em educação pela convicção de seus gestores de que a boa formação escolar é o principal instrumento de transformação social de um povo e a base mais adequada para a consolidação da democracia, constituindo-se também em perspectiva de futuro melhor para a juventude brasileira.

Orienta-se pela cultura da doação herdada dos antepassados do fundador e disseminada entre os membros da família. Antes da constituição do Instituto, essa prática era exercitada pela família por meio da Fundação RBS, depois denominada Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. Atualmente, embora mantenham sinergia e foco em educação, a FMSS e o Instituto Jama atuam de forma independente.

No que se refere à visão estratégica e à forma de atuação nas comunidades onde está inserido, o Instituto Jama concentra seus investimentos e sua interferência nas causas específicas da educação, identificadas de acordo com os valores éticos definidos nas suas diretrizes e com os propósitos sociais de sua constituição.